quarta-feira, 29 de junho de 2011

Divulgação da I Semana do Bebê Carioca - Rio a Cidade que Amamenta, em todas as AP!

Praticamente todas as Áreas de Planejamento (AP) da cidade já tiveram reunião de divulgação da I Semana do Bebê Carioca - Rio a Cidade que Amamenta!!!

Tem sido impressionante a adesão e o entusiasmo à ideia de realizarmos esse evento que chama a atenção da sociedade carioca para as ações que potencializam o desenvolvimento integral da Primeira Infância.

Além do Evento de Mobilização Popular, que encerra as atividades da I Semana, no dia 28/08/2011, a programação científica está muito atrativa!

No dia 23, realizaremos o Seminário Científico (Teatro Noel Rosa - UERJ), quando serão discutidos temas fundamentais para esse desenvolvimento: alimentação saudável, especialmente amamentação; vínculo; paternidade; proteção legal, em suma a potencialização do ambiente favorável à vida.

Além disso, contaremos com a Mostra de Trabalhos Científicos e Experiências Bem Sucedidas que vem sendo produzida na Rede Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro e com a Mostra de Fotografias sobre valorização da Primeira Infância.

As fichas de inscrição e a orientação para inscrição de trabalhos e fotografias será publicada ainda essa semana! Fiquem atentos! O prazo de inscrição será entre 01 e 31 de julho de 2011.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Grupo de Trabalho da I Semana do Bebê Carioca - Rio a Cidade que Amamenta!

Na última sexta-feira (10/06/2011), o GT da I Semana do Bebê Carioca - Rio a Cidade que Amamenta avaliou as etapas de planejamento e mobilização. Além de representantes da SMSDC/RJ, estiveram presentes: Luciana Phebo (Unicef); Flávia Bessa (CREFONO 1); Christine Georgopoulos (Amigas do Peito) e Lívia Rodrigues (RAP da Saúde).

Pudemos apresentar a logomarca da I Semana e dizer dos avanços quanto às peças de divulgação.

Os temas centrais do Evento Científico (23/08/2011) já foram definidos: Política Nacional de Aleitamento Materno; Rede Iberoamericana de Bancos de Leite Humano; Política de Alimentação Saudável; Saúde Integral da Criança no Município do Rio de Janeiro; Ambiente Facilitador à Vida; Protegendo nossas Crianças e suas Famílias e Paternidade Responsável. Estamos convidando os palestrantes, que certamente abrilhantarão nossa I Semana.

Semana que vem anunciaremos as orientações para inscrição de trabalhos científicos e experiências bem sucedidas na valorização da Primeira Infância. Teremos também a possibilidade de inscrição de projetos na mostra de fotografias que valorizam a Amamentação e a Paternidade. Aguardem notícias!

No evento de Mobilização Popular (28/08/2011, domingo), teremos uma grande Feira de Saúde, o Espaço Brincar, a mostra de fotografias "Primeiro Amor (Fernanda Sá) e apresentação dos "Talentos que Promovem a Amamentação"! Além disso, diversas instituições de ensino já demonstraram interesse em compartilhar desse momento histórico! Nesse dia, esperamos mais de 2000 mães amamentando seus bebês simultaneamente, o que representará o recorde das Américas! Juntos chamaremos a atenção de todos para essa ação que além de representar a primeira ação de segurança alimentar, favorece o ambiente facilitador à vida!

Todas as 10 Áreas Programáticas de Saúde da cidade estão sendo visitadas com o objetivo de incrementar as ações voltadas para a Primeira Infância e incentivar os profissionais a participarem ativamente de todos os eventos da I Semana. A comunicação pelas redes sociais está a pleno vapor! Além do Facebook e Orkut, pode-se acompanhar as notícias sobre os avanços da I Semana no Twitter: @BabyCarioca2011.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

I Oficina da Rede Amamenta Brasil na Cidade do Rio de Janeiro

No dia 03 de junho de 2011, demos início a concretização de mais uma ação de promoção, proteção e apoio à prática do aleitamento materno na cidade do Rio.
O CMS Sereno, Paz e Fé (AP 3.1), que está em processo avançado para credenciamento na Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM), foi a unidade de saúde escolhida para começarmos as oficinas locais da Rede Amamenta Brasil aqui no Rio.
Essa estratégia, por meio de revisão e supervisão do processo de trabalho interdisciplinar, baseada nos princípios da educação permanente em saúde, respeitando a visão de mundo dos profissionais e considerando as especificidades locais, tem como objetivo aumentar a prevalência de aleitamento materno.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

10 Passos para uma Alimentação Saudável

DEZ PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DE CRIANÇAS MENORES DE 2 ANOS
(Ministério da Saúde, 2010)

PASSO 1: Dar somente leite materno até os 6 meses, sem oferecer água, chás ou quaisquer outros alimentos.

PASSO 2: A partir dos 6 meses oferecer, de forma lenta e gradual, outros alimentos, mantendo o leite materno até os 2 anos ou mais.

PASSO 3: A partir dos 6 meses, dar alimentos complementares (cereais, tubérculos, carnes, leguminosas, frutas e legumes) no mínimo duas vezes ao dia e a partir dos 9 meses no mínimo três vezes ao dia.

PASSO 4: A alimentação complementar deve ser oferecida em intervalos regulares e de forma a respeitar o apetite da criança. Não oferecer sucos ou alimentos nos intervalos das refeições.

PASSO 5: A alimentação complementar deve ser espessa desde o início e oferecida de colher; começar com consistência pastosa (papas /purês) e, aos poucos, aumentar a sua consistência até chegar à alimentação da família. Amassar os alimentos com o garfo, não passar na peneira nem usar o liquidificador. Cortar as carnes bem picadinhas ou oferecer moída.

PASSO 6: Oferecer à criança diferentes alimentos ao dia: grãos (cereais e feijões), carnes, frutas e legumes. Uma alimentação variada é uma alimentação colorida. Oferecer água nos intervalos das refeições.

PASSO 7: Estimular o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições. Os alimentos da região e da época são uma boa escolha.

PASSO 8: Evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, biscoitos, salgadinhos e outras guloseimas nos primeiros anos de vida. Usar sal com moderação.

PASSO 9: Cuidar da higiene no preparo e manuseio dos alimentos; garantir armazenamento e
conservação adequados. Lavar as mãos antes de preparar a refeição e de alimentar a criança. Não oferecer restos da refeição anterior. Não deixar os alimentos descobertos.

PASSO 10: Estimular a criança doente e convalescente a se alimen tar, oferecendo sua alimentação habitual e seus alimentos preferidos, respeitando a sua aceitação. A criança doente tem menos apetite e pode perder peso. Na convalescença o apetite está aumentado, o que ajuda na recuperação do peso.

Para maiores informações, procure o Guia Alimentar para Crianças Menores de 2 Anos no
site: www.saude.gov.br/alimentacao

Bebê Sarado segue do Rio para todo o Brasil!

Ele nasceu em 2004, no Rio de Janeiro. Em 10 de agosto daquele ano, o ministro da Saúde, Humberto Costa, recebia da presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 1ª Região, Dra. Nise Mary Cardoso (CRFa 1913-RJ), um kit com camisa, cartaz e folder da 1ª Campanha “Saúde, o Seio da Questão”. O encontro aconteceu na Casa do Estudante, na Praia do Flamengo, durante a abertura da Semana Mundial de Amamentação no Brasil, em evento que marcou o início das campanhas socioeducativas do CREFONO1 que, atualmente, já fazem parte do calendário dos fonoaudiólogos do RJ: Comunicação Humana, Voz, Audição e Envelhecimento Ativo.

Agora, ao completar 7 anos e em comemoração aos 30 anos de regulamentação da Fonoaudiologia, o Bebê Sarado ganha o país: por uma ação conjunta entre os Conselhos Regionais e o Conselho Federal de Fonoaudiologia, a 8ª Campanha Regional se transforma na 1ª Campanha Nacional “Saúde, o Seio da Questão”, em apoio ao Aleitamento Materno. Todos os Regionais participarão e divulgarão o Bebê Sarado por suas cidades e estados, mostrando para a população brasileira que “Bebê Sarado Mama no Peito”.

Mais informações no site: www.crefono1.gov.br

quinta-feira, 2 de junho de 2011

I Oficina do Rio de Apoio à Mãe Trabalhadora que Amamenta

Mais uma importante frente de promoção, proteção e apoio à amamentação e consequentemente de valorização da Primeira Infância vem sendo desenvolvida na Cidade do Rio de Janeiro!
Nos dias 31 de maio e 01 de junho, o Ministério da Saúde, em parceria com a SESDEC-RJ, SMSDC-RJ e SBP/SOPERJ, realizou a I Oficina do Rio de Apoio à Mãe Trabalhadora que Amamenta.
Cinco empresas: Metro Rio, Rodoviária Novo Rio, Prezunic, CEG e FGV receberam os participantes da oficina e mostraram todo o interesse em desenvolver projetos nessa área, inclusive com implantação de Salas de Amamentação.
Mais informações no site: http://www.sbp.com.br/

Foto: Alexandre Durão/SBP AmamentAÇÃO.