segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Agradecimento

Gostaria de agradecer a cada profissional que acreditou nesse sonho!
A I Semana do Bebê Carioca teve momentos inacreditáveis:

1) Preparação desde abril, quando aceitamos o desafio do UNICEF;

2) Processo de licitação sem transtornos;

3) Divulgação intensa pelas redes sociais, rádios e TV;

4) Exposição Amamentação e Vida na Estação do Metrô da Carioca;

5) Seminário "Bebê Carioca", Teatro Noel Rosa na UERJ, mais de 300 participantes assistiram a exposições de alto nível; Mostra de mais de 50 trabalhos realizados pela rede de saúde e Mostra de mais de 100 fotos das nossas mães amamentando!

6) I Fórum da Rede Rio de Bancos de Leite Humano, para mais de 90 participantes, na Maternidade Praça XV, sobre o quanto o leite humano, em especial da própria mãe do recém-nascido internado, é mais importante que qualquer outra terapia;

7) Super evento de Mobilização Popular no Parque Cidade das Crianças, com participação de mais de 4000 pessoas, que tiveram a oportunidade de participar da Feira de Saúde, do Espaço Brincar e se divertir com as apresentações dos Talentos que Promovem à Amamentação. Ao final pudemos nos deliciar com o Show "Meu Pé de Laranja Rima" com o ator e cantor César Mello e o coral de crianças da CF Zilda Arnz. Nesse evento, a madrinha da campanha, Betty Gofman, participou intensamente com suas filhas Alice e Helena e sua família. Ainda contamos com a participação de Lika de Oliveira, como mestre de cerimônias, para o momento de homenagem às mães pelo Secretario de Saúde, acompanhado de sua equipe, representantes do UNICEF, CREFONO 1 e da vice-prefeita de Canela, onde há 12 anos se comemora a Semana do Bebê!

UFA!!!!! Muito TRABALHO para a toda rede fazer essa Semana acontecer, mas muito PRAZER e SATISFAÇÃO em propiciar momentos de ALEGRIA e EMOÇÃO para muitas pessoas que acreditam no potencial da rede!

Beijo! Valeu!!!!!

Rosane Rito.

Prefeitura reuniu centenas de mães amamentando no Dia de Mobilização Popular

Cerca de duas mil mães de todas as áreas da cidade reuniram-se para amamentar seus bebês simultaneamente, na manhã de hoje, no Aterro do Flamengo. O “mamaço” marca o encerramento da 1ª Semana do Bebê Carioca, e teve o objetivo de promover a primeira infância e a importância do aleitamento materno. A mobilização popular, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC), contou com uma Feira de Saúde no Parque da Cidade das Crianças, na Praia do Flamengo.


O secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, falou sobre a importância da iniciativa. “O Rio de Janeiro é a primeira capital brasileira a promover a Semana do Bebê Carioca e a ação complementa os esforços da secretaria na área materno-infantil, como o Programa Cegonha Carioca que incentiva a realização do pré-natal, acolhendo e orientando as gestantes. Também investimos na ampliação da atenção básica, com as Clínicas da Família que oferecem assistência antes e após o parto, com visitas domiciliares aos recém-nascidos. O aleitamento materno é fundamental para o desenvolvimento das crianças”, ressaltou o secretário.

A atriz Betty Gofman, madrinha da campanha ‘Saúde, o seio da questão!’ do Sistema de Conselhos Regionais e Federal de Fonoaudiologia, participou do mamaço com suas filhas gêmeas e convidou as mães a serem madrinhas da amamentação em suas comunidades, além de reforçar a importância do apoio da família às novas mamães. Também estiveram presentes o presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Eduardo Vaz, e a presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia do Rio, Cláudia Graça.

No local, profissionais de saúde davam orientações para a população nos estandes de saúde da mulher, do homem e do idoso, nutrição, paternidade, tabagismo, saúde bucal, asma, fonoaudiologia e práticas integrativas e complementares. Para as crianças, foi montado o Espaço Brincar – o cuidado na primeira infância, com brincadeiras e atividades lúdicas. Durante toda a manhã aconteceram shows e apresentação de atividades culturais. A iniciativa contou com parceria do Conselho Regional de Fonoaudiologia do Rio (Crefono1) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc/exibeconteudo?article-id=2061162

Aqui no meu pertinho

Linda música composta por César Mello e Cléo Lima para a 1a Semana do Bebê Carioca, em Agosto de 2011. Ilustrada por fotos do Miguel, do nascimento aos 4 meses. Vídeo feito entre uma mamada e outra!

http://www.youtube.com/watch?v=D6M2KmaMUWY

domingo, 28 de agosto de 2011

É hoje! Dia de Mobilização Popular!

Cerca de duas mil mães vão se reunir e amamentar seus bebês neste domingo, dia 28, no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro. A mobilização marca o encerramento da 1ª Semana do Bebê Carioca e terá participação da atriz Betty Gofman, mãe das gêmeas Alice e Helena. De 9 às 14 hs, em frente à rua Corrêa Dutra, será realizada Feira de Saúde, com apresentações culturais e o Espaço Brincar, com atividades lúdicas para os pequenos.

A SBP e a Sociedade de Pediatria do Rio de Janeiro (Soperj) estarão presentes, e pediatras vão se unir aos demais profissionais para a distribuição de materiais educativos e a prestação de informações à população. Vários estandes serão dedicados aos cuidados na Primeira Infância, com ênfase na importância do aleitamento materno e na valorização da paternidade. Também serão abordados os problemas causados pelo tabagismo e o risco que representa para o bebê na gestação. Betty Gofman e Maria Paula são as madrinhas da campanha “Bebê Sarado mama no peito: saúde, o seio da questão!”, dos conselhos federal e regionais de fonoaudiologia.

https://www.sbp.com.br/show_item2.cfm?id_categoria=52&id_detalhe=3973&tipo_detalhe=s


quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O Pré-Natal

A promoção da amamentação na gestação, comprovadamente, tem impacto positivo nas prevalências de aleitamento materno, em especial entre as primíparas. O acompanhamento pré-natal é uma excelente oportunidade para motivar as mulheres a amamentarem. É importante que pessoas significativas para a gestante, como companheiro e mãe, sejam incluídas no aconselhamento.

Durante o acompanhamento pré-natal, quer seja em grupo, quer seja no atendimento individual, é importante dialogar com as mulheres, abordando os seguintes aspectos:

• Planos da gestante com relação à alimentação da criança, assim como experiências prévias, mitos, suas crenças, medos, preocupações e fantasias relacionados com o aleitamento materno;
• Importância do aleitamento materno;
• Vantagens e desvantagens do uso de leite não humano;
• Importância da amamentação logo após o parto, do alojamento conjunto e da técnica (posicionamento e pega) adequada na prevenção de complicações relacionadas à lactação;
• Possíveis dificuldades na amamentação e meios de preveni-las. Muitas mulheres “idealizam” a amamentação e se frustram ao se depararem com a realidade;
• Comportamento normal do recém-nascido;
• Vantagens e desvantagens do uso da chupeta.

O exame das mamas é fundamental, pois por meio dele podem-se detectar situações que poderão exigir uma maior assistência à mulher logo após o nascimento do bebê, como, por exemplo, a presença de mamilos muito planos ou invertidos e cicatriz de cirurgia de redução de mamas.

A “preparação” das mamas para a amamentação, tão difundida no passado, não tem sido recomendada de rotina. A gravidez se encarrega disso. Manobras para aumentar e fortalecer os mamilos durante a gravidez, como esticar os mamilos com os dedos, esfregá-los com buchas ou toalhas ásperas, não são recomendadas, pois na maioria das vezes não funcionam e podem ser prejudiciais, podendo inclusive induzir o trabalho de parto.

O uso de conchas ou sutiãs com um orifício central para alongar os mamilos também não tem se mostrado eficaz. A maioria dos mamilos curtos apresenta melhora com o avançar da gravidez, sem nenhum tratamento. Os mamilos costumam ganhar elasticidade durante a gravidez e o grau de inversão dos mamilos invertidos tende a diminuir em gravidezes subseqüentes. Nos casos de mamilos planos ou invertidos, a intervenção logo após o nascimento do bebê é mais importante e efetiva do que intervenções no período pré-natal.

O uso de sutiã adequado ajuda na sustentação das mamas, pois na gestação elas apresentam o primeiro aumento de volume.

Se ao longo da gravidez a mulher não notou aumento nas suas mamas, é importante fazer um acompanhamento rigoroso do ganho de peso da criança após o nascimento, pois é possível tratar-se de insuficiência de tecido mamário.


Fonte: Ministério da Saúde

Evento Científico! Sucesso!


O Seminário da I Semana do Bebê Carioca ocorrido nessa terça-feira, dia 23 de agosto foi um sucesso! O Teatro Noel Rosa, na UERJ, ficou lotado!


O evento contou com a participação do Dr. Daniel Soranz, Subsecretário de Atenção Primária Vigilância e Promoção de Saúde, e do Dr. Hans Dohmann, Secretário Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.


A abertura do dia ficou por conta do Coral de Crianças do complexo do Alemão, que encantou a platéia.

Nos seminários, diversos temas foram abordados, dentre eles, a Política de Aleitamento Materno, Alimentação e Nutrição Infantil, Proteção à Criança e ao Adolescente e Paternidade Responsável.

Para o encerramento, o grupo Saudarte, da Universidade Federal Fluminense apresentou um divertido e animado show de paródias com temas de saúde, com um repertório abordando temas relevantes da saúde da criança.




Além disso, tivemos a exposição dos resumos científicos, das experiências bem sucedidas e da Mostra de Fotografia, que enriqueceram ainda mais o dia.



Agradecemos aos que estiveram envolvidos e participaram do evento. Agora, esperamos todos novamente no dia 28, no Aterro do Flamengo, para o dia de Mobilização Popular. Vamos mostrar que o Rio é, de fato, a cidade que amamenta e valoriza a Infância!

A estação do Metrô da Carioca é nossa!

No último sábado, foi montada a exposição "Amamentação & Vida" na Estação Metrô Carioca. Ficou demais!
Segunda-feira, dia de abertura da I Semana, tivemos profissionais das 8 às 18h fazendo a divulgação da I Semana do Bebê Carioca e estimulando a doação de leite humano e vidros com tampa plástica para armazenamento de leite humano.

A exposição ficará até o dia 28/08.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Manejo da Amamentação

O acompanhamento da amamentação precisa ser realizado em momentos-chave, como: a Visita Domiciliar na Primeira Semana de Vida e o Acolhimento Mãe-bebê na unidade de saúde. Essas ações devem acontecer justamente quando ha grandes probabilidades da mãe estar ansiosa, com duvidas e dificuldades para amamentar. Atenção à apojadura, quando as mamas costumam ficar cheias, doloridas e com maior risco de fissuras mamilares. Esses encontros favorecem o vínculo da família com a unidade de saúde. Lembrar que deve ficar muito claro a disponibilidade de busca da unidade em qualquer situação de dúvidas e/ou dificuldades no cuidado do bebê ou da própria mãe. Outros momentos-chave são as consultas de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento e a volta ao trabalho materno. A seguir, serão apontados aspectos importantes para o estabelecimento da amamentação com sucesso.

O que observar durante a mamada:
· cabeça e o corpo do bebê devem estar alinhados;
· sua boca deve estar no mesmo plano e em frente da aréola para que esta seja abocanhada corretamente;
· o corpo do bebê deve estar próximo e voltado para mãe;
· o queixo do bebê deve estar encostado no peito da mãe;
· se o bebê for recém-nascido, deve-se apoiar suas nádegas.
· cada bebê tem um ritmo para mamar. Deixe que ele fique satisfeito e esvazie bem uma mama antes de oferecer a outra. Lembre-se da maior quantidade de gordura do leite do fim da mamada, que mata a fome e faz com que a criança ganhe mais peso;
· para terminar uma mamada, oriente a mãe a introduzir o dedo mínimo no canto da boca do bebê até que esse largue o peito sem machuca-lo.

Boa Pega
· o queixo do bebê toca a mama;
· boca bem aberta;
· lábio inferior virado para fora;
· bochechas arredondadas (não encovadas) ou achatadas contra a mama;
· durante a mamada vê-se pouca aréola, mais a porção da aréola superior do que a inferior;
· mama parece arredondada, não repuxada;
· sucções lentas e profundas: o bebe suga, da uma pausa e suga novamente (sucção, deglutição e respiração);
· a mãe pode ouvir o bebê deglutindo.

domingo, 21 de agosto de 2011

Programação do Evento Científico

Programação do Seminário:

8:30h às 9:30: Acolhimento

9:30h: Mesa de Abertura

10h às 12h: Mesa-redonda
- Política Nacional de Aleitamento Materno - Dr. Paulo Bonilha (Área Técnica da Saúde da Criança e Aleitamento Materno -Ministério da Saúde)
- Rede Iberoamericana de Bancos de Leite Humano - Dr. João Aprígio Guerra de Almeida (Rede Iberoamericana de Bancos de Leite Humano/IFF/FIOCRUZ);
- Alimentação e Nutrição Infantil - Dra. Geila Cerqueira Felipe (Instituto de Nutrição Annes Dias/SMSDC-RJ);
- Panorama da Saúde Integral da Criança na Cidade do Rio de Janeiro - Dra Martha Vilela de Andrade e Silva (Gerência de Programas de Saúde da Criança/SMSDC-RJ);

12h às 14h: Almoço e visitação à Mostra de Trabalhos Científicos e Experiências Bem Sucedidas na Promoção,
Proteção e Apoio às Gestantes, Mães e aos Bebês e à Mostra de Fotografias sobre Amamentação e Valorização
da Paternidade.

14h às 15:30h: Painel:
- Ambiente Favorecedor à Vida - Dra. Liliane Mendes Penello (Estratégia Brasileirinhos Saudáveis/FIOCRUZ/Ministério da Saúde);
- Paternidade Responsável - Dra. Viviane Manso Castello Branco (Coordenação de Políticas e Ações Intersetoriais/SMSDC-RJ);
- Proteção à Criança e ao Adolescente - Dra. Maria Helena Ramos De Freitas (4º Centro de Apoio das Promotorias e Justiça do Estado do Rio de Janeiro/Ministério Público).

15:30: Show SAUDARTE/UFF

16:30h:Encerramento e entrega de certificados

Exposição "Amamentação & Vida"



A exposição "Amamentação & Vida" abrirá os eventos da I Semana do Bebê Carioca - Rio a Cidade que Amamenta!

Esperamos por você e sua família, de 22 a 28 de agosto, na Estação do Metrô da Carioca!

No dia 22 de agosto, das 8 às 18 horas, profissionais de saúde estarão disponíveis para esclarecer dúvidas sobre amamentação e estimular a doação de leite humano e de potes de vidro com tampa plástica, que são utilizados pelos Bancos de Leite Humano para armazenamento desse alimento.

Durante toda a semana, você poderá doar esses potes. Mas, lembre-se, precisamos de potes de vidro com tampa plástica (tipo café solúvel ou mate).

Caso queira informações sobre a doação de leite humano, nesse mesmo blog temos os telefones e endereços da Rede Rio de Bancos de Leite Humano. Um profissional irá lhe orientar. A doação de leite humano é vital para o cuidado dos recém-nascidos internados nas unidades neonatais da rede pública de saúde. Sua doação salva vidas!

sábado, 20 de agosto de 2011

A Primeira Infância

A primeira infância é a base para todas as aprendizagens humanas. Estudos demonstram que a qualidade de vida de uma criança entre o nascimento e os seis anos de idade pode determinar as contribuições que ela trará à sociedade quando adulta. Se este período incluir suporte para o crescimento cognitivo, desenvolvimento da linguagem, habilidades motoras, adaptativas e aspectos sócio-emocionais, a criança terá uma vida escolar bem-sucedida e relações sociais fortalecidas.

Aliado à boa alimentação, o estímulo adequado às crianças de até 6 anos gera benefícios que vão desde o aumento de aptidão intelectual (que qualifica o acompanhamento escolar e diminui os índices de repetência e de evasão escolar) até a formação de adultos preparados para aprender a lidar com os desafios do cotidiano. Neste sentido, a educação infantil tem papel primordial. A primeira etapa da educação básica complementa a ação da família no desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social. Oferecida em creches ou entidades equivalentes para crianças de até 3 anos de idade e em pré-escolas para crianças de 4 e 5 anos, a atividade exige atenção especial.

Estudos demonstram que é durante a primeira infância que o cérebro humano desenvolve a maioria das ligações entre os neurônios. Até os 3 anos de idade, as cerca de 100 bilhões de células cerebrais com as quais uma criança nasce desenvolvem 1 quatrilhão de ligações. O número é o dobro de conexões que um adulto possui. Aos 4 anos, estima-se que a criança tenha atingido metade do seu potencial intelectual.


Fonte:http://www.institutocamargocorrea.org.br/infancia/Paginas/infancia.aspx

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Bebê Carioca nas ondas do rádio!

Nessa sexta-feira, 19 de agosto, a conselheira do CREFONO1, Aline Sudo, e Rosane Rito, nutricionista da Gerência de Programas de Saúde da Criança SMSDC/RJ, participaram do Programa Confronto, da Rádio Manchete (760 AM), falando sobre a Campanha "Saúde, O Seio da Questão" e a I Semana do Bebê Carioca, promovida pela Prefeitura do Rio de Janeiro.
Até 21 de agosto (domingo), de 11h às 20h, o CREFONO1 está no 1º Piso do Via Parque Shopping, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, com a I Campanha Nacional “Saúde, o Seio da Questão”. Confira!

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Atenção - Inscrições Evento Científico

Estão encerradas as inscrições on line para o Evento Científico, dia 23 de agosto, no teatro Noel Rosa - UERJ (lembramos que o prazo inicial foi até dia 31 de julho). Aos interessados que não receberam confirmação via e-mail e àqueles que desejarem comparecer, estarão abertas inscrições no dia do seminário, de acordo com o número de vagas disponíveis.

Fotos selecionadas para a Mostra de Fotografia no Evento Científico da I Semana do Bebê Carioca

CF Cabo Edney Conazaro (AP 3.2)
“Ato dividido para um ser mais do que especial”
Wanderson de Moura dos Santos

CF Emygdio Alves Costa Filho (AP 3.2)
“Amamentar: um momento de cumplicidade”
Sabrina Ferreira de Oliveira

CF Isabel dos Santos (AP 3.2)
“Adriana Lopes dos Santos”
“Andréia Pereira dos Santos”
“Rafaela” – 2 fotos
Cássio Wander Alcântara

CMS Alice Tibiriçá (AP 3.3)
“Rio, a cidade que amamenta e valoriza a paternidade” – 2 fotos
“Rio, a cidade que amamenta” – 5 fotos

CMS Dr. Décio Amaral Filho (AP 5.3)
“Compartilhando saúde”
“Querendo mais!”
Carolina Aguilar da Costa Nascimento

CMS Sereno (AP 3.1)
“Armazenamento do leite materno para doação à Maternidade Herculano Pinheiro”
“Encontro integracional com gestantes e avós: confeccionando faixa para homenagem do dia das mães”
“Ordenha e doação de leite materno”

CMS Tia Alice (AP 3.2)
“Eliana e Adam”
Ana Paula Serpa Silva
“Helena e Maria”
Maria Duarte Moreira
“Zuila e Gustavo”
Camila Oliveira Souza

Hospital Maternidade Carmela Dutra (AP 3.2)
“Aconchego”
“Amamentação na primeira hora de vida: vínculo e vida”
“Amamentação na primeira hora de vida: iniciativa do Hospital Amigo da Criança”
“Encontro desejado e ralizado”
“Paternidade, presença, vínculo e laços”
“Presença familiar: apoio e incentivo ao aleitamento”
Wania Maria Antunes Ramos
“Banco de Leite HMCD – Controle Microbiológico”
“Projeto Banco de Leite Itinerante – Visita à Unidade Neonatal”

PS Aloysio Amâncio da Silva (AP 5.3)
“Amamentação: um ato de amor sem medidas”
“O Agente Comunitário promovendo a amamentação”
“O incentivo da família à amamentação”
Michelle Lemos Frota Nunes

PSF Professor Antenor Nascentes (AP 3.2)
“Eu te protejo”
“Nós admiramos
“Você me acolhe”
Jasmim Santos
“Criando vínculos”
“A Saúde da Família te apóia”
“Vamos mamar juntas?”
Karla Maria Lopes

PSF Vila Canoas (AP 2.1)
2 fotos

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Evento Científico - Orientações para Montagem do Pôster

A I Semana do Bebê Carioca está se aproximando! Estamos muito animados com as incrições dos trabalhos científicos e relatos de experiências bem sucedidas!

Conforme a ficha de orientação enviada para as CAPs, divulgamos no blog as orientações para as apresentações dos trabalhos selecionados:

Os trabalhos serão expostos sob a forma de pôster. O relator receberá o certificado de apresentação do trabalho, após a sessão de apresentação, onde constará o título e os nomes dos autores.
Preparo do pôster:
· Tamanho máximo: 90cm de largura x 120cm de altura.
· O pôster deverá conter material próprio para fixação.
· É de responsabilidade do(s) autor(es) a retirada do seu material até o horário estipulado. O Evento não se responsabilizará pelos materiais que não forem devidamente retirados.

Programação da I Semana do Bebê Carioca

Dia 22 de agosto

Abertura da Semana e atividade de divulgação da Rede Rio de Bancos de Leite Humano e Rede de Postos de Recebimento de Leite Humano, na estação de Metrô da Carioca, das 9 às 17h.


Dia 23 de agosto

Evento Científico: Fórum e mostra de trabalhos científicos e experiências bem sucedidas na promoção, proteção e apoio às gestantes, mães e seus bebês e valorização da paternidade; Mostra de Fotografias sobre Amamentação e Paternidade, no Teatro Noel Rosa – UERJ, das 8h30 às 17h.


Dia 26 de agosto:

Fórum "Rede Rio de Bancos de Leite Humano: Visão de Futuro" e Cerimônia de.Entrega do Selo de Reavaliação da Iniciativa Hospital Amigo da Criança do Hospital Maternidade Oswaldo Nazareth, no auditório dessa maternidade, das 8h30 às 13h.

Dia 28 de agosto:

Mobilização Popular: reunião de mais de 2 mil mães amamentando na Cidade das Crianças no Aterro do Flamengo; Feira de Promoção da Saúde; participação de autoridades e celebridades – das 9h às 14h.


De 22 a 26 de agosto:

Atividades de educação em saúde na rede da SMSDC e da SME, com participação de Agentes Comunitários da Saúde, Jovens Promotores da Saúde, Bolsistas do Dente Escola e universitários.

domingo, 14 de agosto de 2011

Evento de Mobilização Popular!!!

Todas as famílias cariocas estão convidadas para a
MOBILIZAÇÃO POPULAR EM PROL DA PRIMEIRA INFÂNCIA

Dia 28 de agosto de 2011
das 9 às 14 horas

PARQUE DA CIDADE DAS CRIANÇAS, NO ATERRO DO FLAMENGO

Referência para local do evento:

PRAIA DO FLAMENGO em frente à RUA CORRÊA DUTRA!!!!!!

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Mostra de Fotografia

Devido ao grande número de fotos inscritas para a Mostra de Fotografia, a ser realizada durante o Evento Científico da I Semana do Bebê Carioca, a divulgação das fotos escolhidas para serem expostas acontecerá até a próxima quarta-feira, dia 17 de agosto, aqui no blog.
Agradecemos a participação de todos! Boa sorte!

Atualizações!

Na tarde de ontem(11/08/2011), Paula Fiorito (ASCOM), Flávia Bessa , Rosane Rito e Juliana Amâncio (membros do GT da I Semana do Bebê Carioca) estiveram em reunião com o Secretário de Saúde e Defesa Civil do RJ, Dr. Hans Dohmann, para conversarem sobre os detalhes da organização da I Semana do Bebê Carioca.

O evento da cidade do Rio de Janeiro ganha a cada dia mais forma e adesões, prometendo ser um grande sucesso!

Divulguem o nosso vídeo convite gravado pela atriz Betty Gofman e participem da convocação coletiva para o dia 28/08/2011! Ele se encontra disponível na página do YouTube:

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Vamos ajudar! Doação de Potes de Vidro

A SMSDC-RJ está realizando campanha de arrecadação de POTES DE VIDRO COM TAMPA PLÁSTICA (café solúvel, mate, etc) para acondicionamento de leite humano a ser doado para a Rede Rio de Bancos de Leite Humano, que funcionam nas maternidades públicas.

As mães que tiverem excesso de leite materno podem ligar para os Bancos de Leite Humano para esclarecerem qualquer dúvida sobre como retirar, guardar e doar o seu leite.

O leite humano doado passará por um processo de pasteurização e controle rigoroso de qualidade antes de ser fornecido para os recém-nascidos internados nas unidades neonatais que não possam a ser amamentados por suas mães.

Hoje, tivemos a oportunidade de divulgar esse trabalho no telejornal matinal da Rede Record.

Lista dos Bancos de Leite Humano para entrega de potes de vidro:

Hosp Maternidade Oswaldo Nazareth: Pça XV Novembro, s/nº – Centro; tel: (21) 2224-3875.

Hosp Maternidade Fernando Magalhães: Rua General José Cristino, nº 87 – São Cristóvão; tel: (21) 3878-1498.

Hosp Maternidade Carmela Dutra: Rua Aquidabã, nº 1037 – Lins de Vasconcelos; tel: (21) 3111-6763.

Hospital Maternidade Herculano Pinheiro: Av. Ministro Edgard Romero, nº 276 – Madureira; tel. (21) 2458-8601. Ramal 220 ou 228.

Hospital Matern Alexander Fleming: R. Jorge Schmit, nº 331 – Marechal Hermes; tel: (21)2458-3343

Maternidade Leila Diniz: Av. Ayrton Senna, nº 2000 – Barra da Tijuca; tel: (21) 3111-4929

Casa de Parto David Capistrano Filho: Av. Pontalina, s/nº – Realengo; tel: (21) 3462-5593.

Hospital Municipal Miguel Couto: Rua Mario Ribeiro, nº 117 – Gávea; tel: (21) 3111-3712.

HUPE/ Núcleo Perinatal - Av Professor Manoel de Abreu, 500. Maracanã- tel: 2868-8451


Instituto Fernandes Figueira: Av Rui Barbosa, 716, Flamengo tel: 2554-1703


Hospital Central do Exército: Rua Francisco Manoel,126, Benfica tel: 3891-7000


Hospital Estadual Rocha Faria: Av. Cesário de Melo, 3215, Campo Grande tel: 2333-6797


Hospital dos Servidores do Estado: Rua Sacadura Cabral,178, Centro te l2291-3131


Hospital Maternidade Escola: Rua das Laranjeiras,180, Laranjeiras. tel: 2285-7935

Vídeo da Semana Mundial da Amamentação 2009

Para mostrar um pouco do que já foi feito na cidade do Rio de Janeiro, disponibilizamos a seguir o vídeo da Semana Mundial da Amamentação de 2009, editado recentemente para fazer parte do material enviado para concorrer ao prêmio Bibi Vogel. Esperamos, com a I Semana do Bebê Carioca, mobilizar - e sensibilizar - muito mais pessoas!! A participação da população é fundamental para o sucesso das campanhas de saúde!

Segue o vídeo:
video


Também disponível no YouTube:

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Abertura da Semana Mundial da Amamentação 2011 no Rio


A cidade do Rio de Janeiro recebeu, nesta segunda-feira, 01 de agosto de 2011, a solenidade de Abertura da Semana Mundial da Amamentação. O evento, realizado no Palácio do Catete, contou com a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do Secretário de Estado do Rio de Janeiro, Sergio Côrtes e do Secretário Municipal de Saúde, Hans Dohmann.

A grande atração do evento foi a presença da madrinha da campanha deste ano, Juliana Paes. Muito simpática, ela falou de sua experiência ao amamentar seu filho Pedro, de oito meses.

Durante o evento, foi exibido o vídeo da Campanha Nacional da Amamentação que apresentou o tema "Apoie a mulher que amamenta. Seja um amigo do peito".

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, enfatizou a importância de todos os setores da sociedade no apoio à amamentação.


Foi lançado, também, o “Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê”, uma publicação conjunta entre o Ministério da Saúde e o UNICEF (Programa das Nações Unidas para a Infância), com informações sobre o direito ao pré-natal de qualidade, ao parto humanizado e à assistência ao recém-nascido e à mãe, além de dados sobre a legislação vigente.