quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

1º de Dezembro: dia mundial de luta contra a AIDS


Neste sábado, dia 03, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil oferecerá testes para detecção de HIV e sífilis nos postos de saúde e clínicas da família, em toda a cidade. Ao todo, 185 unidades estarão à disposição da população para a realização do exame. Anteriormente, os testes poderiam ser feitos somente em quatro Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) e 14 polos para públicos específicos. Os resultados estarão disponíveis para os pacientes em aproximadamente dez dias na unidade onde fez a coleta. A ação faz parte da campanha "Fique Sabendo", em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado no dia 1º de dezembro, e é a maior já feita por um município no país.



A expectativa é realizar cerca de 30 mil testes somente no sábado. Os objetivos da Prefeitura são reforçar a importância da realização do teste e de monitorar o início do tratamento em caso de resultado positivo. Estes casos receberão aconselhamento feito por profissionais e serão encaminhados imediatamente para tratamento e acompanhamento ambulatorial em uma unidade de saúde da rede. Todos aqueles que passam pelo exame recebem aconselhamento antes e depois da testagem.



Ao todo, cerca de 3.200 funcionários estarão envolvidos no atendimento. As unidades funcionarão em horário estendido, das 8h às 17h, e haverá também distribuição de material educativo, de preservativos e a realização de atividades voltadas para a promoção da saúde e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e do HIV.



A medida garante que o tratamento dos soropositivos ocorra com mais rapidez, diminuindo as chances de transmissão por desconhecimento da doença. “O nome da ação, ‘Fique Sabendo’, reforça a importância do combate à ignorância e à desinformação. O poder público oferece os meios para obtenção do diagnóstico e para o tratamento, mas é preciso que o cidadão se conscientize que ele também tem ue fazer sua parte, indo a uma unidade de saúde.



Fonte: Diário Oficial da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Disponível em http://doweb.rio.rj.gov.br 01/12/11.