terça-feira, 29 de novembro de 2011

Inauguração da Clínica da Família Bíbi Vogel


Hoje foi um dia muito especial!

Durante a inauguração da Clínica da Família
Bíbi Vogel, o Subsecretario Daniel Soranz entregou o Prêmio Bíbi Vogel, conquistado em 2011, para o Prefeito Eduardo Paes.






Logo após a inauguração um grupo de profissionais de diferentes segmentos da SMSDC, representantes das Amigas do Peito, da IBFAN-RIO, do CREFONO1 e do Conselho Distrital de Saúde tiveram um encontro onde foi compartilhado o processo da conquista desse importante prêmio.







Os depoimentos foram enriquecedores e possibilitaram trocas de experiências bem sucedidas, mas também foram apontados vários desafios a serem ultrapassados, como:
  • a maior integração entre as maternidades e a rede primária de saúde;
  • a necessidade de implantação de mais postos de recebimento de leite humano e sua efetiva captação de doadoras;
  • ampliação da licença maternidade para as funcionárias das OSS;
  • a promoção da amamentação nas creches com divulgação dos materiais lúdicos e dos procedimentos operacionais padronizados pelo Instituto de Nutrição Annes Dias, bem como o incentivo aos crecheiros para participarem dos cursos da Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação;
  • a necessidade do estabelecimento de parceria com a VISA Municipal para monitoramento da Lei 11265, de 2006 que regulamenta a comercialização de alimentos para lactentes e crianças de primeira infância e também de produtos de puericultura correlatos;
  • fortalecimento da parceria entre a SMSDC e outros segmentos da sociedade na promoção, proteção e apoio a amamentação.
Saímos com o sentimento de dever cumprido e renovados de energia para continuarmos esse trabalho que faz o RIO SER A CIDADE QUE AMAMENTA!!!!!

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Prezados amigos e colaboradores pela conquista do Prêmio Bíbi Vogel,

A inauguração da CF Bíbi Vogel foi adiada para o dia 29/11/2011, às 10:30h!

Retificando o endereço: Av. Adhemar Bebiano, 4076 - Inhaúma (antiga Estrada Velha da Pavuna).

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Inauguração da Clínica de Família Bíbi Vogel

Queridos amigos e colaboradores, a novidade é DEMAIS!!!!


Em homenagem à Bíbi Vogel e A todos que lutam pela amamentação, a próxima Clínica da Família a ser inaugurada na cidade do Rio de Janeiro receberá o nome dessa mulher ilustre, defensora das causas feministas e uma das fundadoras do grupo Amigas do Peito.


A inauguração da Clínica da Família Bíbi Vogel será no dia 25 de novembro às 10h, quando comemoraremos o recebimento do Prêmio Bíbi Vogel, 2011, do Ministério da Saúde. A Clínica da Família localiza-se à Estrada Adhemar Bebiano, nº 3.686 – Engenho da Rainha.


Vamos comemorar!!!!

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Saúde da Criança em Brasília

A equipe da Gerência dos Programas de Saúde da Criança, os profissionais da IUBAAM e o subsecrtário de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde, Daniel Soranz, receberam, no último dia 10, em Brasília, o Prêmio Bíbi Vogel do Ministério da Saúde.

Confira abaixo algumas fotos (mais no Facebook):







Os riscos das chupetas e mamadeiras

Uso de mamadeira

Água, chás e principalmente outros leites devem ser evitados, pois há evidências de que o seu uso está associado com desmame precoce e aumento da morbimortalidade infantil. A mamadeira, além de ser uma importante fonte de contaminação, pode influenciar negativamente a amamentação. Observa-se que algumas crianças, depois de experimentarem a mamadeira, passam a apresentar dificuldade quando vão mamar no peito. Alguns autores denominam essa dificuldade de “confusão de bicos”, gerada pela diferença marcante entre a maneira de sugar na mama e na mamadeira. Nesses casos, é comum o bebê começar a mamar no peito, porém, após alguns segundos, largar a mama e chorar.

Como o leite na mamadeira flui abundantemente desde a primeira sucção, a criança pode estranhar a demora de um fluxo maior de leite no peito no início da mamada, pois o reflexo de ejeção do leite leva aproximadamente um minuto para ser desencadeado e algumas crianças podem não tolerar essa espera. Não restam mais dúvidas de que a suplementação do leite materno com água ou chás nos primeiros seis meses é desnecessária, mesmo em locais secos e quentes (ASHRAF et al., 1993). Mesmo ingerindo pouco colostro nos primeiros dois a três dias de vida, recém-nascidos normais não necessitam de líquidos adicionais além do leite materno, pois nascem com níveis de hidratação tecidual relativamente altos.

Uso de chupeta

Atualmente, a chupeta tem sido desaconselhada pela possibilidade de interferir negativamente na duração do aleitamento materno, entre outros motivos. Crianças que chupam chupetas, em geral, são amamentadas com menos freqüência, o que pode comprometer a produção de leite. Embora não haja dúvidas de que o desmame precoce ocorre com mais freqüência entre as crianças que usam chupeta, ainda não são totalmente conhecidos os mecanismos envolvidos nessa associação. É possível que o uso da chupeta seja um sinal de que a mãe está tendo dificuldades na amamentação ou de que tem menor disponibilidade para amamentar (VICTORA et al., 1997). Além de interferir no aleitamento materno, o uso de chupeta está associado a uma maior ocorrência de candidíase oral (sapinho), de otite média e de alterações do palato.

Prefeitura inaugura segunda Clínica da Família em Realengo, 46ª da cidade

A Prefeitura do Rio inaugura a 46ª Clínica da Família da cidade, no Jardim Novo, em Realengo, Zona Oeste da cidade. A Clínica da Família Padre John Cribbin fica na Rua Manoel Nogueira Sá com a Rua Frederico Faulhaber, Realengo, e é a segunda inaugurada no bairro. A unidade beneficiará 24 mil moradores da região, e com ela, o bairro de Realengo passa a contar com cobertura de 49% de Saúde da Família. Em 2009, a cobertura era de apenas 4,4%.
No espaço, funcionará a 31ª Academia Carioca da Saúde com equipamentos para melhorar a capacidade muscular e aeróbia de seus usuários. Em dois anos de funcionamento, as academias contam com mais de 6 mil usuários e já reduziram o uso de medicação em 46% dos praticantes, em sua maioria hipertensos e diabéticos. 
A nova unidade também vai contar com um Centro de Convivência do Idoso, que oferece atendimento específico para a terceira idade com um clínico exclusivo, fazendo o acompanhamento ambulatorial do paciente e o encaminhando para um geriatra na rede, quando necessário.
A clínica contará com seis equipes de Saúde da Família e três de Saúde Bucal, e realizará mais de duas mil e quatrocentas consultas médicas mensais; além de procedimentos ambulatoriais, exames e consultas de enfermagem. No local, será possível realizar exames laboratoriais, ultrassonografia, raios-x, eletrocardiograma, curativos, vacinação, planejamento familiar, teste do pezinho, acompanhamento de pré-natal, além de distribuição de medicamentos. 
A unidade atenderá de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h. As obras foram realizadas pela Riourbe, empresa vinculada à Secretaria Municipal de Obras, em um investimento de R$ 3 milhões.