sábado, 5 de maio de 2012
Sejam muito bem vindos a 2ª Semana do Bebê Carioca
Esperamos todos!!!!
Confiram a programação e o vídeo convite no blog.
Amanhã!!!
Teatro de Arena Bíbi Vogel, na área externa do Centro de Convenções SulAmérica.
http://www.facebook.com/media/set/?set=a.283334468424124.63915.100002427198887&type=1
quinta-feira, 3 de maio de 2012
segunda-feira, 30 de abril de 2012
Convite 2a Semana Bebê Carioca.mov
Olá!!!!
Chegou o momento de intensificarmos as ações de mobilização para a 2ª Semana do Bebê Carioca!!!
Compartilhem nosso convite!!!
Até o dia 06 de maio de 2012, das 13 às 17 horas, no Show de Abertura da 2ª Semana.
Nós te esperamos na Praça entre a Prefeitura e o Centro de Convenções Sul América!
sábado, 28 de abril de 2012
Programação da 2ª Semana do Bebê Carioca
- Rede Cegonha (Dra. Tatiana Coimbra - ATSCAM/MS);
- Primeira Infância Completa (Dra.Tereza Costa - SMSDC-RJ);
- Desenvolvimento Infantil (Dra Marisa Maia - UFRJ).
- Avaliação das Iniciativas Hospital Amigo da Criança e Unidade Básica Amiga da Amamentação (Dra. Maria Inês C. Oliveira - UFF);
- Integração Maternidade e Posto de Recebimento de Leite Humano na Atenção Primária (Dra. Valéria Rodrigues - SMSDC-RJ);
- Promovendo a Amamentação nas Creches (Dra. Joana Dantas - SMSDC-RJ);
- Movimento de Mulheres em Prol da Amamentação (Clarissa Bottari - Amigas do Peito).
domingo, 1 de abril de 2012
2ª Semana do Bebê Carioca - Rio a Cidade que Amamenta!

2ª Semana do Bebê Carioca: mobilização pela primeira infância
Prefeitura, em parceria com o UNICEF e CREFONO1, realizará, de forma articulada com o X Congresso Internacional Rede Unida, diversas ações na cidade pela promoção dos direitos de crianças até seis anos.

A “2ª Semana do Bebê Carioca – Rio a Cidade que Amamenta!” será realizada de 06 a 12 de maio de 2012, quando a cidade sediará um dos mais importantes eventos para a consolidação de um sistema de saúde equitativo e eficaz e com forte participação social, o X Congresso Internacional Rede Unida, cujo tema será “Educação, saúde e participação: a ousadia de construir redes produtoras de vida no cotidiano”.
Em consonância com os propósitos da Rede Unida, a 2ª Semana do Bebê Carioca pretende mais uma vez chamar a atenção de toda a sociedade sobre a importância de ações que priorizem a Primeira Infância, visto que é nesse período que se desenvolvem as capacidades motoras, cognitivas, sócio-afetivas e de linguagem. Portanto, é fundamental cuidar da criança desde a gestação e favorecer o estabelecimento do vínculo entre mãe e filho. Essa é uma tarefa de responsabilidade da família, do Estado, mas que deve ser compartilhada com toda a sociedade.
Fique atento!!!
Brevemente divulgaremos as atividades da 2ª Semana do Bebê Carioca para que você participe e ajude na divulgação!!!
quinta-feira, 1 de março de 2012
Promovendo a Amamentação nas Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro
Bebês em creches municipais são matriculados a partir de seis meses e têm direito a mamar leite materno, tanto diretamente no peito da mãe como o ordenhado. Historicamente, a alimentação complementar saudável é garantida: todos os dias um cardápio variado, que inclui alimentos que fazem parte do hábito alimentar dos cariocas.
A convicção da superioridade do leite humano e o intuito de promover e apoiar a amamentação nas unidades de ensino levou a formação de um Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) com profissionais das Secretarias Municipais de Saúde e Defesa Civil, de Educação e de Assistência Social. Esse GTI é constituído de trabalhadores do Instituto de Nutrição Annes Dias (INAD/SMSDC), da Gerência de Programas de Saúde da Criança (GPC/SMSDC) e da Gerência de Educação Infantil (GEI/SME).

Em 2010 foram realizadas as primeiras oficinas nas creches para estimular o brincar, a utilização de materiais lúdicos, a contação de histórias, a invenção de estórias, bem como a discussão sobre os brinquedos que fazem parte da vida das crianças: bonecas que vem com mamadeiras e chupetas. Nessas oficinas, funcionários experimentaram e aprovaram materiais lúdicos educativos elaborados pela ONG Amigas do Peito, que incluíram: tapete, livros, animais e seus filhotes e um casal de bonecos de pano com seu filho para ser amamentado por sua mãe. Experiências que através do brincar de mamar no peito, trazem para perto a vivência da relação mãe bebê e família bebê. Algo que faz parte da vida, do presente, das memórias, da cultura. As brincadeiras recuperam histórias de vida e ajudam a pensar no futuro, favorecendo acima de tudo a formação da cultura da paz pela promoção dos vínculos familiares e da rede de solidariedade em prol do pleno desenvolvimento da primeira infância e, em especial, da amamentação.
Com isso, o grupo de trabalho recebeu relatos das atividades de reflexão sobre práticas educativas que possam trazer a promoção da amamentação para o dia a dia das crianças maiores, entendendo essa como a primeira alimentação segura, saudável, capaz de trazer benefícios para toda a vida adulta, auxiliando na prevenção das chamadas doenças crônicas, como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.
Recentemente, um novo recurso didático pedagógico elaborado pelo INAD vem sendo distribuídos, inicialmente para 150 unidades da SME e da SMSDC. Trata-se do Painel Interativo citado no início. Nele há uma pergunta para estimular os sentimentos: “A mãe dá o peito. O que sente o bebê?”.
Os momentos de reflexão sobre o uso do painel tem sido riquíssimos com o resgate histórico da época do desmame comerciogênico no Brasil, durante às décadas de 1940 a 1970, e da retomada da promoção, proteção e apoio à amamentação enquanto uma política nacional de saúde pública, adotada de forma efetiva pelo município do Rio de Janeiro, ganhador do Prêmio Bíbi Vogel – 2011, por suas ações nessa área específica.
Texto de Joana D’Arc Dantas e Rosane Rito.
sábado, 25 de fevereiro de 2012
Unidade Amiga do Carioquinha!!!

A Unidade Amiga do Carioquinha é a que garante a esses pequenos cidadãos, em qualquer oportunidade que se apresente (unidade de saúde, domicílio e espaços coletivos, como creche, escola, abrigo) as ações essenciais ao seu crescimento e desenvolvimento saudável, assim como ações de promoção e recuperação de sua saúde.
Isso pode ser avaliado pelo bom desempenho nas ações propostas pela Gerência de Programas de Saúde da Criança SMSDC-RJ e pela Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde.
A Unidade Amiga do Carioquinha:
1) Realiza as ações preconizadas para o 5º dia de vida do bebê (Estratégia Acolhimento Mãe-Bebê) e a 1ª consulta de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento até o 15º dia de vida. A coleta do teste do pezinho até o 7º dia de vida é realizada em mais de 70% dos bebês;
2) Realiza o teste do reflexo vermelho e, quando alterado, encaminha para confirmação diagnóstica;
3) Realiza ações de promoção de alimentação saudável, incluindo profilaxia da anemia ferropriva. É Unidade Básica Amiga da Amamentação ou tem 80% dos profissionais treinados na IUBAAM;
4) Faz a vigilância do crescimento e do desenvolvimento de forma integral, fortalecendo vínculos mãe-pai-bebê-família, valorizando e oportunizando atividades lúdicas. Utiliza o calendário mínimo de consultas de rotina proposto na Caderneta de Saúde da Criança do MS;
5) Tem 90% das crianças menores de 2 anos com calendário vacinal atualizado;
6) Faz vigilância e atenção às crianças com doenças crônicas (como doença falciforme, febre reumática e outras) e às com deficiência. Acompanha as crianças com asma leve e dispensa medicação padronizada;
7) Conhece a Iniciativa Unidos pela Cura e utiliza o fluxo de encaminhamento para investigação diagnóstica das crianças e adolescentes com suspeita de câncer;
8) Desenvolve atividades com pais visando à prevenção da violência. Quando identifica uma situação de violência contra a criança, atende, notifica e acompanha;
9) Realiza acolhimento com avaliação de risco / vulnerabilidade;
10) Participa da investigação e discussão na Comissão Regional de Prevenção e Controle da Mortalidade Infantil e Fetal de sua AP, dos óbitos ocorridos na área de abrangência de sua unidade.
Como receber a certificação?
Etapa 1: A unidade deve preencher o questionário de auto-avaliação, elaborado pela Gerência de Programas de Saúde da Criança (GPSC/SMSDC-RJ). Para tanto, o responsável técnico da unidade de saúde receberá acesso a link específico.
Etapa 2: A unidade será avaliada pela GPSC, a partir dos indicadores abaixo:
· Indicador 1: Percentual de profissionais da unidade treinados na IUBAAM. Corte do indicador: maior ou igual a 80 %. Fonte: Registro de cursos descentralizados realizados nas CAPs / Unidades (Informação DAPS);
· Indicador 2: Percentual de coleta do teste do pezinho realizada até o 7º dia de vida. Fonte: Relatórios do Programa Primeiros Passos 2011.
Etapa 3: A equipe da GPSC fará visita, previamente agendada, para ratificação dos indicadores da Etapa 2 e constatação das respostas da Etapa 1. Serão dadas notas para cada uma das etapas, possibilitando o rankeamento de 30 unidades de saúde com melhor desempenho. Todas as 30 unidades visitadas e, que estiverem aptas, receberão a certificação de Unidade Amiga do Carioquinha – 2012.
A expectativa da GPSC é que todas as unidades de saúde possam responder ao questionário de auto-avaliação, o que nos permitirá traçar um panorama das ações em prol da saúde integral das crianças da nossa cidade e possibilitar ações concretas de melhoria para esse segmento da população.
Mais fotos no link:
http://www.facebook.com/media/set/?set=a.237828652974706.53730.100002427198887&type=1
Clínica da Família José de Paula Lopes Pontes agora é Unidade Básica Amiga da Amamentação
Foi com grande satisfação que a cidade do Rio de Janeiro obteve o credenciamento de mais uma Unidade Básica Amiga da Amamentação. A Clínica da Família José de Paula Lopes Pontes foi a 16ª unidade credenciada nessa Iniciativa, mais conhecida como IUBAAM. Vale ressaltar que essa foi a sete unidade credenciada na Área Programática 5.2 (Campo Grande), sendo a primeira Clínica da Família, na cidade, a conseguir tal titulação por cumprir os "Dez Passos para o Sucesso da Amamentação da IUBAAM".
A cerimônia foi realizada no dia 22 de dezembro de 2011, contando com a participação da comunidade, de autoridades da Secretaria de Estado de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, do Conselho Distrital de Saúde e Associação de Moradores do Jardim Maravilha, em Guaratiba, que reconheceram o excelente cuidado de qualidade desempenhado pelas cinco equipes de Saúde da Família que ali trabalham.
Bebê Carioca no Carnaval de Rua do Rio
É bem verdade que fomos uma ALA no Bloco Bagunça o Meu Coreto, na terça-feira gorda do Carnaval de 2012. O bloco foi em Laranjeiras, na AP 2.1, na Praça São Salvador, pela manhã.
Para primeira experiência, nossa participação no Carnaval foi jóia!!! Foi um momento de encontro e curtição para os que quiseram botar o bloco da Primeira Infância na RUA!!! Familiares e amigos acompanharam o pessoal que literalmente vestiu e customizou sua camiseta da I Semana do Bebê Carioca e caprichou nos adereços para cabeça!!!
Certamente deixamos de encontrar muitos amigos, pois a Praça São Salvador estava cheia!!! Se bem que na opinião dos adolescentes que integraram o grupo, o bloco estava muito tranquilo em relação aos demais blocos da cidade!!! Ainda assim, mais de 50 pessoas engrossaram nossa bandeira, o que faria uma tremenda vista se todos estivessem vestindo nossa camiseta.
Para o ano será com certeza muito melhor, pois já estamos cheios de ideias e aproveitamos esse espaço também para receber todas as sugestões para que nossa causa de VALORIZAÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA ganhe maior destaque.
Primeiras ideias para o Carnaval de 2013:
1) Fortalecer a parceria com o Bloco Balança o Meu Coreto, que já tinham nos autorizado a levar faixas e estandarte! Solicitar que a marchinha "Mamãe eu Quero Mamar!!!” seja adaptada para a nossa versão cantada pelo CMS Maria Aparecida Almeida;
2) Ter uma tenda para distribuirmos camisetas principalmente para nossos convidados e interessados. Além disso, disponibilizarmos material para customização na hora;
3) Distribuirmos algum adereço carnavalhesco, como ventarolas, que levem a mensagem de valorização da Primeira Infância e brindes para a criançada;
4) O Bloco começa às 10h e sai para o cortejo às 11h. Sugiro chegarmos às 9h para irmos customizando as camisetas e permanecermos na Praça São Salvador, pois fica mais vazia, mas com muita música e nos permitirá uma maior integração e diversão do nosso grupo.
5) Começarmos uma divulgação da nossa ALA BEBÊ CARIOCA - CARNAVAL 2013, com maior antecedência. Podemos também realizar ação junto à população freqüentadora da Praça São Salvador durante as semanas anteriores, e quem sabe conseguir uma comissão de frente com mães e seus bebês!!!
6) Podemos ver se outros profissionais gostariam de tentar outras parcerias nas suas comunidades para participações da ALA BEBÊ CARIOCA - CARNAVAL 2013 em blocos locais.
Bom, VALEU!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Curta mais algumas fotos no link:
http://www.facebook.com/media/set/?set=a.235248233232748.53110.100002427198887&type=3