quarta-feira, 31 de julho de 2013

Passo a Passo para Realizar a Semana do Bebê

A experiência que vem sendo desenvolvida aqui na cidade do Rio de Janeiro e em muitos outros municípios pode e deve fazer parte do calendário da sua cidade!

Conheça aqui o passo a passo para realizar a Semana do Bebê também no seu município.

1. Planejamento
Consiste na fase em que serão definidas as atividades que acontecerão ao longo da Semana do Bebê. Para isso, são escolhidos os integrantes da Comissão Executiva, que deve ser formada por representantes do poder executivo municipal, das entidades de ensino e das demais instituições que aderirem à proposta de realizar a Semana do Bebê. Nessa etapa, é importante alinhar questões estratégicas que vão garantir o sucesso do evento, tais como: objetivos a serem alcançados, amplitude do evento, públicos, parcerias, fontes de recursos, etc.

2. Mobilização
Chegou o momento de sensibilizar todas as pessoas da cidade para que participem da participar da Semana do Bebê. O foco são as famílias com mulheres grávidas e/ou bebês. O importante é atrair todos/as para atuar no objetivo comum de estimular a relação mãe-bebê. Além de as famílias, é importante envolver os meios de comunicação - jornais, revistas, rádios, estações de TV, sites locais - para que o maior número possível de pessoas tome conhecimento, ao mesmo tempo, da importância e da programação do evento.

3. Evento
Após concluir as fases de planejamento e mobilização, seu município está apto a realizar a Semana do Bebê. Sugerimos que a programação seja bem diversificada e conte com atividades culturais, informativas, palestras, oficinas, etc.

4. Avaliação
Reunião de avaliação na qual os integrantes da comissão executiva e os coordenadores analisam todas as etapas anteriores – planejamento, mobilização e evento - para determinar se houve falhas, onde elas ocorreram e o que fazer para superá-las.

Para saber mais, baixe a publicação “Como realizar a Semana do Bebê em seu município”.
(link: http://www.unicef.org/brazil/pt/br_semanadobebe.pdf)

Nenhum comentário:

Postar um comentário