segunda-feira, 16 de maio de 2011

Apresentação

Bem-vindos aoBlog de divulgação da I Semana do Bebê Carioca!

O estímulo ao aleitamento materno faz parte das medidas propostas para redução da mortalidade infantil, que integra os “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”, proposto pela ONU. A I Semana do Bebê Carioca, uma parceria entre a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e a Unicef, busca promover a prática da alimentação saudável e formação de vínculo, além de estimular a educação em Saúde.

O programa de Aleitamento Materno da Secretaria de Saúde do Rio está de acordo com as diretrizes da Agenda de Compromisso com a Saúde Integral da Criança e Redução da Mortalidade Infantil, da Coordenação de Atenção à Criança do Ministério da Saúde (2004), que tem como princípios norteadores do cuidado:
• O planejamento e desenvolvimento de ações intersetoriais;
• O acesso universal, o acolhimento, a responsabilização, a assistência integral e resolutiva;
• A equidade;
• A atuação em equipe;
• O desenvolvimento de ações coletivas com ênfase nas ações de promoção da saúde;
• A participação da família/controle social na gestão local e avaliação permanente e sistematizada da assistência prestada.

Para o Sistema de Saúde, implementar ações de proteção e promoção do aleitamento materno constitui um grande desafio. Na ultimas três décadas essas ações não eram estimuladas no âmbito da Atenção Básica, estavam focalizadas principalmente no ambiente hospitalar. Atualmente, estratégias como o Pacto pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal, o Pacto pela Vida e a Política Nacional de Atenção Básica tem contribuído como instrumentos para o fortalecimento da Saúde da Família, no âmbito do SUS. A estratégia Saúde da Família foi reconhecida pelo Unicef como uma das principais políticas adotadas pelo Brasil responsável pela diminuição das taxas de mortalidade infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário