sexta-feira, 29 de julho de 2011

Comunique-se!


A Semana Mundial da Amamentação (SMAM) é uma iniciativa da WABA tendo sido iniciada em 1992 com o objetivo principal de mobilizar a sociedade num mesmo período para em torno de um tema estabelecido promover ações de incentivo ao aleitamento materno no mundo inteiro.

Em 2011, o tema da SMAM é “COMUNIQUE-SE! AMAMENTAÇÃO – uma experiência 3D.”

Mas por que 3D? Quando falamos em apoio à amamentação, a tendência é pensar em 2 dimensões: tempo (da gravidez ao desmame) e lugar (a casa, comunidade, sistema de saúde, etc.). Mas nenhum desses tem muito impacto sem a TERCEIRA dimensão: a comunicação!

A comunicação é parte essencial na proteção, promoção e apoio à amamentação. Atualmente, a internet nos traz a possibilidade de encontrar facilmente informação sobre qualquer coisa. Usamos as redes sociais para encontrar rapidamente amigos e familiares que moram longe. Em relação à amamentação, existe muita informação disponível através destes canais. Não há dúvida de que a amamentação fornece uma bagagem de saúde nutricional e preventiva para bebês e crianças, e é uma das práticas mais sustentáveis da terra. A amamentação também é importante para as mulheres – ajudando-as a perder peso após o parto, protegendo-as contra o câncer de mama e outras doenças, e adiando o retorno da menstruação e ovulação. No entanto, em muitos lugares do mundo ainda travamos uma batalha contra os baixos índices de amamentação exclusiva e continuada. Por que existe uma lacuna entre o que sabemos e o que está efetivamente acontecendo, e o que podemos fazer a respeito? Assim como os componentes do leite materno, que formam um complexo vital de nutrientes e células vivas, a interação renovada e animada entre as pessoas é vital para cultivar e apoiar as mães que amamentam! Estas interações fazem com que a mãe saiba que não está sozinha!

O tema da SMAM 2011 nos lembra que amamentar é uma experiência 3D – uma oportunidade de ter um maior alcance, um investimento em um futuro saudável e, finalmente, uma lente ímpar através da qual vemos o mundo.

Confira quais foram os temas ao longo desses anos:
2011 – Comunique-se! AMAMENTAÇÃO – uma experiência 3D.
2010 – Aleitamento Materno – apenas 10 passos!
2009- Aleitamento Materno: Resposta Vital nas emergências. Estamos Preparados?
2008 – Amamentação: Apoio às mães vale ouro
2007 – Amamentação na primeira hora: proteção sem demora!
2006 – Amamentação: Garantir este direito é responsabilidade de todos.
2005 – “Peito e comida caseira: saúde pra vida inteira!”.
2004 – Amamentação exclusiva: segura, saudável e sustentável.
2003- Amamentação: Trazendo Paz num Mundo Globalizado
2002 – Amamentação: Mães Saudáveis, Bebês Saudáveis.
2001 – Amamentação na Era da Informação.
2000 – Amamentar é um Direito Humano
1999 – Amamentar é educar para a Vida
1998 – Amamentação :O melhor Investimento
1997- Amamentar é um Ato Ecológico
1996- Amamentação responsabilidade de todos
1995- Amamentação Fortalece a Mulher
1994- Amamentação Fazendo o Código Funcionar
1993- Amamentação:Direito da Mulher no Trabalho
1992- Iniciativa Hospital Amigo da Criança

Website: http://www.worldbreastfeedingweek.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário