quarta-feira, 24 de julho de 2013

Conheça mais sobre a Semana do Bebê

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros. A ideia é incentivar os municípios a realizar, durante uma semana, uma grande mobilização em favor da primeira infância.
Cada município define a data e as atividades a serem realizadas, tais como: oficinas, cursos, palestras e atividades artísticas e culturais.
Francisco e seus pais Jo e Sandro
Como comentamos no último post, essa é uma iniciativa realizada anualmente há 14 anos no município de Canela (RS) e, em 2010, com o apoio do UNICEF, a experiência foi sistematizada e apresentada na publicação “Como realizar a Semana do Bebê em seu município”.  (link: http://www.unicef.org/brazil/pt/br_semanadobebe.pdf) A partir dessa metodologia, a Semana do Bebê também passou a ser divulgada para outras regiões do país.

A importância da atenção à primeira infância: 
os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. 
Além de valorizarmos muitíssimo o investimento nesse momento da vida pela criança em si, também devemos considerar que nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, representa uma janela de oportunidades. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social.


A musa da 3ª Semana do Bebê Carioca é a nutricionista e sanitarista Jorginete de Jesus Damião Trevisani, que está aproveitando plenamente essa nova fase da vida com seu lindo bebê carioca Francisco e seu marido Sandro.

2 comentários: