
A I Semana do Bebê Carioca teve momentos inacreditáveis:
Cerca de duas mil mães vão se reunir e amamentar seus bebês neste domingo, dia 28, no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro. A mobilização marca o encerramento da 1ª Semana do Bebê Carioca e terá participação da atriz Betty Gofman, mãe das gêmeas Alice e Helena. De 9 às 14 hs, em frente à rua Corrêa Dutra, será realizada Feira de Saúde, com apresentações culturais e o Espaço Brincar, com atividades lúdicas para os pequenos.
A SBP e a Sociedade de Pediatria do Rio de Janeiro (Soperj) estarão presentes, e pediatras vão se unir aos demais profissionais para a distribuição de materiais educativos e a prestação de informações à população. Vários estandes serão dedicados aos cuidados na Primeira Infância, com ênfase na importância do aleitamento materno e na valorização da paternidade. Também serão abordados os problemas causados pelo tabagismo e o risco que representa para o bebê na gestação. Betty Gofman e Maria Paula são as madrinhas da campanha “Bebê Sarado mama no peito: saúde, o seio da questão!”, dos conselhos federal e regionais de fonoaudiologia.
https://www.sbp.com.br/show_item2.cfm?id_categoria=52&id_detalhe=3973&tipo_detalhe=s
A primeira infância é a base para todas as aprendizagens humanas. Estudos demonstram que a qualidade de vida de uma criança entre o nascimento e os seis anos de idade pode determinar as contribuições que ela trará à sociedade quando adulta. Se este período incluir suporte para o crescimento cognitivo, desenvolvimento da linguagem, habilidades motoras, adaptativas e aspectos sócio-emocionais, a criança terá uma vida escolar bem-sucedida e relações sociais fortalecidas.
Aliado à boa alimentação, o estímulo adequado às crianças de até 6 anos gera benefícios que vão desde o aumento de aptidão intelectual (que qualifica o acompanhamento escolar e diminui os índices de repetência e de evasão escolar) até a formação de adultos preparados para aprender a lidar com os desafios do cotidiano. Neste sentido, a educação infantil tem papel primordial. A primeira etapa da educação básica complementa a ação da família no desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social. Oferecida em creches ou entidades equivalentes para crianças de até 3 anos de idade e em pré-escolas para crianças de 4 e 5 anos, a atividade exige atenção especial.
Estudos demonstram que é durante a primeira infância que o cérebro humano desenvolve a maioria das ligações entre os neurônios. Até os 3 anos de idade, as cerca de 100 bilhões de células cerebrais com as quais uma criança nasce desenvolvem 1 quatrilhão de ligações. O número é o dobro de conexões que um adulto possui. Aos 4 anos, estima-se que a criança tenha atingido metade do seu potencial intelectual.
Fonte:http://www.institutocamargocorrea.org.br/infancia/Paginas/infancia.aspx
A SMSDC-RJ está realizando campanha de arrecadação de POTES DE VIDRO COM TAMPA PLÁSTICA (café solúvel, mate, etc) para acondicionamento de leite humano a ser doado para a Rede Rio de Bancos de Leite Humano, que funcionam nas maternidades públicas.
As mães que tiverem excesso de leite materno podem ligar para os Bancos de Leite Humano para esclarecerem qualquer dúvida sobre como retirar, guardar e doar o seu leite.
O leite humano doado passará por um processo de pasteurização e controle rigoroso de qualidade antes de ser fornecido para os recém-nascidos internados nas unidades neonatais que não possam a ser amamentados por suas mães.
Hoje, tivemos a oportunidade de divulgar esse trabalho no telejornal matinal da Rede Record.
Lista dos Bancos de Leite Humano para entrega de potes de vidro:
Hosp Maternidade Oswaldo Nazareth: Pça XV Novembro, s/nº – Centro; tel: (21) 2224-3875.
Hosp Maternidade Fernando Magalhães: Rua General José Cristino, nº 87 – São Cristóvão; tel: (21) 3878-1498.
Hosp Maternidade Carmela Dutra: Rua Aquidabã, nº 1037 – Lins de Vasconcelos; tel: (21) 3111-6763.
Hospital Maternidade Herculano Pinheiro: Av. Ministro Edgard Romero, nº 276 – Madureira; tel. (21) 2458-8601. Ramal 220 ou 228.
Hospital Matern Alexander Fleming: R. Jorge Schmit, nº 331 – Marechal Hermes; tel: (21)2458-3343
Maternidade Leila Diniz: Av. Ayrton Senna, nº 2000 – Barra da Tijuca; tel: (21) 3111-4929
Casa de Parto David Capistrano Filho: Av. Pontalina, s/nº – Realengo; tel: (21) 3462-5593.
Hospital Municipal Miguel Couto: Rua Mario Ribeiro, nº 117 – Gávea; tel: (21) 3111-3712.
HUPE/ Núcleo Perinatal - Av Professor Manoel de Abreu, 500. Maracanã- tel: 2868-8451
Instituto Fernandes Figueira: Av Rui Barbosa, 716, Flamengo tel: 2554-1703
Hospital Central do Exército: Rua Francisco Manoel,126, Benfica tel: 3891-7000
Hospital Estadual Rocha Faria: Av. Cesário de Melo, 3215, Campo Grande tel: 2333-6797
Hospital dos Servidores do Estado: Rua Sacadura Cabral,178, Centro te l2291-3131
Hospital Maternidade Escola: Rua das Laranjeiras,180, Laranjeiras. tel: 2285-7935
A grande atração do evento foi a presença da madrinha da campanha deste ano, Juliana Paes. Muito simpática, ela falou de sua experiência ao amamentar seu filho Pedro, de oito meses.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, enfatizou a importância de todos os setores da sociedade no apoio à amamentação.
Foi lançado, também, o “Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê”, uma publicação conjunta entre o Ministério da Saúde e o UNICEF (Programa das Nações Unidas para a Infância), com informações sobre o direito ao pré-natal de qualidade, ao parto humanizado e à assistência ao recém-nascido e à mãe, além de dados sobre a legislação vigente.