segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Prefeitura reuniu centenas de mães amamentando no Dia de Mobilização Popular

Cerca de duas mil mães de todas as áreas da cidade reuniram-se para amamentar seus bebês simultaneamente, na manhã de hoje, no Aterro do Flamengo. O “mamaço” marca o encerramento da 1ª Semana do Bebê Carioca, e teve o objetivo de promover a primeira infância e a importância do aleitamento materno. A mobilização popular, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC), contou com uma Feira de Saúde no Parque da Cidade das Crianças, na Praia do Flamengo.


O secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, falou sobre a importância da iniciativa. “O Rio de Janeiro é a primeira capital brasileira a promover a Semana do Bebê Carioca e a ação complementa os esforços da secretaria na área materno-infantil, como o Programa Cegonha Carioca que incentiva a realização do pré-natal, acolhendo e orientando as gestantes. Também investimos na ampliação da atenção básica, com as Clínicas da Família que oferecem assistência antes e após o parto, com visitas domiciliares aos recém-nascidos. O aleitamento materno é fundamental para o desenvolvimento das crianças”, ressaltou o secretário.

A atriz Betty Gofman, madrinha da campanha ‘Saúde, o seio da questão!’ do Sistema de Conselhos Regionais e Federal de Fonoaudiologia, participou do mamaço com suas filhas gêmeas e convidou as mães a serem madrinhas da amamentação em suas comunidades, além de reforçar a importância do apoio da família às novas mamães. Também estiveram presentes o presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Eduardo Vaz, e a presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia do Rio, Cláudia Graça.

No local, profissionais de saúde davam orientações para a população nos estandes de saúde da mulher, do homem e do idoso, nutrição, paternidade, tabagismo, saúde bucal, asma, fonoaudiologia e práticas integrativas e complementares. Para as crianças, foi montado o Espaço Brincar – o cuidado na primeira infância, com brincadeiras e atividades lúdicas. Durante toda a manhã aconteceram shows e apresentação de atividades culturais. A iniciativa contou com parceria do Conselho Regional de Fonoaudiologia do Rio (Crefono1) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc/exibeconteudo?article-id=2061162

Nenhum comentário:

Postar um comentário